Aula 04_Problematizando o conceito de desenvolvimento - Celso Furtado

Nordeste na obra de Celso Furtado

Conhecendo um pouco sobre sua historia:

Celso Monteiro Furtado, Nascido no alto sertão da Paraíba, na cidade de Pombal, era filho de Maurício Medeiros Furtado e de Maria Alice Monteiro Furtado. Celso Furtado, foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte keynesiano.





Material da aula: 


Em sala de aula tivemos um debate, que girou em torno do livro: "A profecia do colapso” In: O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 7 -14; 


" Uma vez fechado o sistema,os autores do estudo formularam-se a seguinte questão: que acontecerá se o desenvolvimento econômico, para o qual estão sendo mobilizados todos os povos da terra, chegar efetivamente a concretizar-se, isto é, se as atuais formas de vida dos povos ricos chegarem efetivamente a universalizar-se? A resposta a essa pergunta é clara, sem ambigüidades: se tal acontecesse, a pressão sobre os recursos não renováveis e a poluição do meio ambiente seriam de tal ordem (ou, alternativamente, o custo do controle da poluição seria tão elevado) que o sistema econômico mundial entraria necessariamente em colapso." (pag. 11)


Documentário "Pensando com Celso Furtado" (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oAC7MT3nKgU)
Vídeo "A historia das coisas" (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q3YqeDSfdfk)




Comentários